Saiba como funciona
A orientação psicológica online não é psicoterapia e não substitui o atendimento psicológico presencial; ela tem por objetivo trabalhar questões pontuais de maneira breve, focal e específica.
Caso durante o atendimento de orientação psicológica on-line mostre-se necessário aprofundar um acompanhamento, o cliente será adequadamente encaminhado para um atendimento psicológico presencial.
A quem se destina?
É destinado a pessoas com dificuldades emocionais, pessoais e comportamentais. O cliente será auxiliado em suas demandas, com o intuito de promover o autoconhecimento e as mudanças desejadas, visando melhorar sua qualidade de vida.
O atendimento online é destinado a pessoas maiores de 18 anos, no entanto, para atendimento a clientes abaixo desta faixa etária, será necessária uma autorização dos pais ou responsáveis por esse menor e documentos que comprovem este vínculo. Será necessário o consentimento dos responsáveis para que se inicie o atendimento.
Em conformidade com a Resolução CFP Nº 11/2012 os casos graves somente poderão ser atendidos presencialmente.
Agendamento
A orientação psicológica online é realizada em tempo real através do atendimento por vídeo conferencia (Skype). Cada atendimento tem a duração de 50 minutos.
O primeiro atendimento é gratuito, basta clicar na aba vermelha “Agendamento” para solicitá-lo. A partir do segundo atendimento, o cliente deverá realizar o pagamento até 48 horas antes do atendimento agendado.
Faltas e Atrasos
- Não haverá devolução do pagamento efetuado e o cancelamento / alteração do horário só será aceito com antecedência mínima de 24 horas, através do envio de e-mail para contato@online.psc.br, assim o horário será reagendado sem custos.
- Em caso do não comparecimento virtual no horário combinado, o atendimento será cobrado.
- Durante a reserva do horário a Psicóloga estará disponível online, portanto os atrasos não serão compensados no final do horário.
- Se ocorrer falha técnica no sistema durante o atendimento (falta de energia ou queda de sinal) o atendimento será reagendamento sem qualquer ônus.
Privacidade
- Profissional: A Psicóloga realizará os atendimentos online garantindo as mesmas condições presenciais de sigilo, confidencialidade, sem interferência e interrupção. O sigilo e confidencialidade por parte da Psicóloga é garantido, nenhuma informação recebida poderá ser compartilhada. Este sigilo é pautado pelo Código de Ética nos artigos 9º e 10º.
- Cliente: É fundamental que o cliente permaneça em local privado, desacompanhado, de forma que garanta não somente a privacidade, mas também possibilite a atenção, foco e consequentemente o aproveitamento da orientação psicológica. Recomenda-se que não utilize computadores públicos como em LanHouses e Cyber Cafés.
- Tecnologia: Mantenha seu computador com antivírus e firewall habilitados e atualizados. Prefira utilizar redes de internet conhecidas como a da sua residência, minimizando riscos de espionagem. Utilize senhas seguras e as troque frequentemente. Mesmo com todas as precauções, não é possível afirmar que existe total segurança de sigilo em qualquer computador conectado à internet.
Regulamentação
O Conselho Federal de Psicologia normatizou acerca dos serviços psicológicos mediados por computador através da Resolução CFP nº 003/2000, de 25/09/2000. A Resolução CFP Nº 11/2012, de 25/06/2012 é a resolução que atualmente regula essa matéria, através da qual todos os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância são regulamentados pelo CFP e fiscalizados pelos Conselhos Regionais.